Villa María é uma cidade no centro da província de Córdoba, Argentina. É a terceira em importância da província e está localizada no meio dos pampas úmidos às margens do rio Ctalamochita e 146 km a sudeste da cidade de Córdoba. A cidade, que fica a 785km da capital argentina (Buenos Aires), conta atualmente com uma população de 72.162 habitantes.
Villa María, estando em uma área de agricultura e pecuária intensiva, com significativa produção de cereais, frutas e oleaginosas (soja, trigo, milho, girassol, aveia, cevada, centeio), tornou-se um importante centro econômico sub-regional no qual se desenvolveu indústrias e serviços relacionados com as atividades agrícolas.
Além disso, a cidade é o centro de uma das principais bacias leiteiras da Argentina, bem como de indústrias de apoio à atividade agrícola (agromecânica, agroquímica ). Ainda assim, a indústria nesta cidade diversificou-se a partir da segunda metade do século XX , agregando as indústrias alimentar, metal-mecânica ligeira, têxtil, vidreira, cimenteira e química não especificamente ligadas à agricultura.
O desenvolvimento da cidade levou ao crescimento dos serviços de saúde e educação que atendem a população do sudeste de Córdoba. Este setor produz importantes recursos econômicos para a população.
A cidade de Villa María tem o seu núcleo originário na margem esquerda (norte) do rio Ctalamochita, embora ao longo do séc. XX foi conurbada com a cidade de Villa Nueva localizada na margem sul.
A primeira universidade de Villa María foi a Universidade Tecnológica Nacional, que é representada pela Faculdade Regional de Villa María e a partir daí propõe um alcance regional. Mais recentemente, Villa María completou sua oferta educacional com a criação da Universidade Nacional de Villa María, onde será realizado o Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED, em outubro de 2023. A cidade também possui sedes de universidades como a Universidade Católica de Salta e importantes instituições de ensino superior não universitárias.
Possui várias escolas primárias e secundárias, públicas e privadas. Além da Universidade Nacional de Villa María e UTN FRVM (Universidade Tecnológica Nacional, Faculdade Regional de Villa María). Na cidade operam, também, filiais de ensino a distância de algumas universidades nacionais, como a Universidad Católica de Salta e a Universidad Empresarial Siglo 21.