XI Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED
O XI Fórum Internacional de Pedagogia – XI FIPED foi realizado nos dias 02 e 03 de dezembro de 2019, no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (Câmpus de Cajazeiras/PB).
A XI edição do Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED) que trouxe como tema “FIPED e AINPGP RESISTEM! Da articulação ao reordenamento pós 10 anos” teve como objetivo refletir sobre as políticas para a pesquisa de iniciação científica e a sua importância para a formação docente no atual contexto brasileiro. O evento foi uma realização da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP) em parceira com a Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (Câmpus de Cajazeiras/PB).
O XI FIPED realizou de 04 Conferências, 08 Mesas-redondas, 18 Grupos de Trabalhos, 03 Rodas de Conversa, 10 Oficinas de pesquisa, 01 reunião e 01 Assembleia da AINPGP e apresentações de Pôsters. Participaram do evento, 391 alunos/as de graduação, 60 alunos/as de pós-graduação e 129 professores/as e demais profissionais da educação. De um montante de 366 trabalhos apresentados, 31 foram apresentações de Pôsters, 335 apresentações orais de trabalhos acadêmicos.
Temáticas abordadas, a partir de estratégias metodológicas diversas, buscaram produzir e socializar conhecimentos contemporâneos em torno de realidades – brasileira e internacional – sobre a pesquisa na graduação, priorizando o protagonismo e a interlocução entre discentes e docentes e demais profissionais da educação de Instituições de Ensino Superior e de redes estaduais e municipais de ensino.
Para isso, foram realizadas as seguintes conferências: “Ciência, Pesquisa e Universidade em tempos de retrocessos”, “A pesquisa e a constituição da docência”, “As contribuições da Antropologia e da Sociologia para a formação de pesquisadores/as na graduação” e “Docência e Resistência na formação de pesquisadore(a)s no Brasil”.
As atividades em formato de mesas-redondas voltaram-se a debates de temáticas com ênfase em questões relevantes sobre/para a formação de pesquisadore(a)s na graduação, sejam:“Processos de formação de pesquisadore(a)s na graduação”, “Pesquisas sobre Memória, Leitura e Formação de Professore(a)s”, “Aprendizagens discentes em Pesquisa na Graduação”, “A importância da teoria no trabalho de conclusão de curso de graduação”, “Pedagogia não escolar: questões para a pesquisa na graduação”, “Veredas Interdisciplinares da Pesquisa na Graduação”, “Diálogos internacionais sobre a pesquisa na graduação” e “A cultura Acadêmica da Pesquisa: da graduação à pós-graduação”.
Seis áreas de conhecimento – “Formação de Professores”; “Pesquisa na Educação”; “Educação e Diversidade”; “Didática, Currículo e Políticas Educacionais”; “Processos Psicoeducativos” e “Letramentos Sociais e Inclusão” – subdividiram as apresentações orais de trabalhos acadêmicos e as apresentações de Pôsters de discentes e/ou docentes, de maneira a proporcionar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, a interlocução entre áreas acadêmicas diversas. As rodas de conversa – “A pesquisa na graduação nas Ciências Humanas e Biológicas”, “A pesquisa na graduação nas Ciências Exatas” e “A pesquisa na graduação em Saúde” -, por sua vez, se constituíram como espaços para debates internos em torno de questões específicas por áreas de conhecimento.
O XI FIPED seguiu a tradição dos demais FIPED’s ao realizar oficinas de pesquisa voltadas a atender as demandas formativas de graduando(a)s no que tange à formação para a pesquisa, contemplando as seguintes temáticas: “Leitura e escrita científica na Universidade”, “Como escrever um artigo científico”, “Mãos na massa: construindo com prazer o meu projeto de pesquisa”, “O uso do programa estatístico SPSS na pesquisa em educação”, “Utilização da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) na Pesquisa”, “Google Formulário: elaboração e aplicação de questionário”, “Projetos didáticos para temas transversais”, “Pesquisa em educação nos espaços não escolares”, “Divulgação da ciência por meio de mídias artísticas: o que dizem as pesquisas?”, “Caminhos metodológicos para a pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica no “Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação”.
Dessa maneira, o XI FIPED cumpriu o papel socioeducacional que justifica sua realização, ou seja, a sua relevância para pesquisa, para a formação de graduando(a)s pesquisadore(a)s, para professore(a)s e demais profissionais da educação.
O XI FIPED contou com a representação docente e/ou discente das seguintes Instituições Ensino Superior:
Centro Universitário INTA – UNINTA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
Universidade Estadual do Ceará – UECE, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Universidade Federal do Ceará – UFC
Universidade Federal do Pará – UFPA (Câmpus de Altamira)
Universidade Federal do Pará – UFPA (Câmpus de Abaetetuba)
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB
Universidad de Salamanca
Universidade de Santiago
Universidade dos Açores