XIV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA – XIV FIPED
Reinventar práticas educativas para a (re)existência no presente/futuro
De 15 a 18 de maio de 2024, em formato híbrido, ocorreu o XIV Fórum Internacional de Pedagogia (XIV FIPED), na cidade de Crato, sul do Ceará. O evento foi promovido pela parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), contando com o apoio complementar de outras instituições de Ensino Superior.
Diante da atual conjuntura acadêmica no Brasil, ainda severamente influenciada pelas consequências da crise pandêmica pós-Covid19, o Evento buscou “Reinventar práticas educativas para a (re)existência no presente/futuro”. O debate foi pautado sobre os desafios e as possibilidades da educação no contexto de uma sociedade comprometida com a democracia e a justiça social. O XIV FIPED entendeu ser necessário pensar a escola e a universidade como instituições basilares para o desenvolvimento humano, intelectual, político e criativo dos sujeitos e da sociedade. Os lugares educativos são caldeirões culturais, aguardando os insumos de vivências e imaginações para, da heterogeneidade de tempos e espaços, reinventar a atividade formadora como uma práxis-ponte da reflexão e discussão sobre o presente e o passado rumo a um novo futuro.
Em sintonia com as edições anteriores, a XIV FIPED objetivou o amplo debate sobre o presente/futuro e os modos de organização da (re)existencia da luta pela educação, renovada e renascida, indómita, no dia a dia de estudantes e educador@s.
Em números, o XIV FIPED contou com 2.067 participantes, sendo 923 estudantes de Graduação, 365 estudantes de Pós-Graduação, 177 professores da Educação Básica e demais profissionais, 255 professor@s do Ensino Superior e 243 ouvintes e 104 colaboradores (os 2 últimos, sem identificações específicas de atuação na educação). O evento contou com um montante de 200 atividades educativo-culturais: 03 Conferências; 91 Grupos de trabalhos; 50 Mesas Redondas; 26 Minicursos; 05 painéis; 03 Oficinas; 11 Lançamento de livros; 01 Apresentação de espetáculo teatral (Reisado); 03 Apresentações musicais; 02 Desfile de Maracatus; Feira cultural (artesanato local) e 01 apresentação de 114 trabalhos em Banners. Os grupos de trabalhos contaram com um montante de 994 trabalhos científicos subdivididos em 546 artigos científicos, 333 resumos expandidos (apresentação oral) e 93 resumos simples (apresentação em banners). Para isso, o evento contou com a colaboração de 343 professor@s da Educação básica e do Ensino Superior, estudantes de Graduação e Pós-Graduação e demais profissionais da educação organizando e/ou conduzindo as atividades acima mencionadas.
Nenhuma imagem simbolizaria melhor esta edição que a do soldadinho-do-araripe. Esta ave, cearense resistente, é uma das cinco espécies da fauna do nosso estado mais ameaçadas de extinção, sendo classificada como “criticamente em perigo”. Apesar dos avanços da cidade, da destruição dos habitats e das mudanças climáticas, o canto do pássaro atravessa o mato e faz-se ouvir que o soldadinho-do-araripe resiste!
Ao seu exemplo, o XIV FIPED (Edição Crato) alçou sua voz além do horizonte imediato. Visamos, assim como em edições passadas, pelo uso da tecnologia, elevar nosso canto de resistência e esperança, varando montanhas, planícies e mares para ressoar, juntos, os cantos daquel@s que, como o soldadinho, não cedem às adversidades do presente e não aceitam ter-lhes negado o futuro.
Comissão Organizadora